Artigos

Esses artigos são um oferecimento de Catraquinha

Brincadeiras para que crianças de diferentes idades se divirtam juntas

Por Catraquinha

A brincadeira é muito importante para o desenvolvimento na infância e estará presente em todas as fases da vida da criança, acompanhando sempre seu crescimento, descobertas e se transformando da mesma maneira que a criança se transforma.

Além de brincar muito, brincar junto com outras crianças também é importante para a criança aprender a dividir, a respeitar o espaço do outro e as diferenças, a conversar, a se relacionar e a lidar com as emoções. Quando falamos de crianças em idades diferentes, brincar junto também é importante para que elas aprendam a cooperar e a cuidar umas das outras.

Brincadeiras para que crianças de diferentes idades se divirtam juntas

Em artigo, Peter Gray, pesquisador e professor no departamento de psicologia da Boston College, afirma: “Crianças mais velhas não precisam ser forçadas a brincar com as mais novas, ou vice-versa, mas sim ter a oportunidade de fazê-lo. Minha pesquisa e a de meus alunos mostraram que, dada uma escolha, as crianças preferem muitas vezes brincar com quem é mais novo ou mais velho do que elas. Algo no seu DNA as leva a isso, e elas sabem, no fundo, que esse tipo de brincadeira é divertida e benéfica de um jeito especial”.

Para brincar, não é preciso muita coisa. Uma vez juntas, as crianças sempre inventam alguma brincadeira nova, usando a imaginação e objetos disponíveis. Apesar disso, muitas vezes, por conta da diferença nas etapas do desenvolvimento de cada criança, é preciso dar um empurrãozinho ou encontrar algum pretexto para que a brincadeira flua.

A seguir, confira quatro ótimos pretextos para estimular a brincadeira em conjunto entre crianças de diferentes idades.

Brincar de professor

Em geral, as crianças maiores adoram ensinar coisas às menores. Que tal criar uma brincadeira de professor? As possibilidades dessa brincadeira são infinitas. Num dia de sol, uma aula exploratória pelo jardim pode ser uma boa. Num dia de chuva, a aula pode ser um momento de leitura para o bebê, por exemplo.

Pintar e fazer muita meleca com botinhas de plástico bolha

Brincadeiras que envolvem tinta, sujeira e movimento sempre animam as crianças. Faça botinhas de plástico bolha nos pés das crianças, forre o chão com papel e deixe-as pisar nas tintas e correr para lá e para cá. Essa brincadeira é simples, mas sem dúvida será divertida para uma criança que está começando a andar, tanto quanto para uma que já corre e joga bola para lá e para cá.

Teatro de sombras

Usando uma lâmpada e as mãos, as crianças maiores podem fazer teatrinhos para as menores. Com criatividade e imaginação, as mãos tornam-se personagens de histórias mirabolantes. Você verá como os olhinhos da plateia e do ‘artista’ brilharão com essa brincadeira.

Acampamento na sala

Com lençóis, edredons e travesseiros, você monta um verdadeiro acampamento na sala da sua casa. Juntas, mesmo que com idades diferentes, as crianças vão adorar passar a noite nesse acampamento fantástico e será uma grande aventura.