Artigos

Esses artigos são um oferecimento de Catraquinha

Brincar é simples, é divertido e é brincando junto que se aprende!

Durante a infância, a criança está aprendendo o tempo todo, e deixá-la brincar livremente é tão essencial para o seu desenvolvimento quanto comer, dormir e ir para a escola.

Por Catraquinha

E para isso, não é preciso muita coisa. Basta colocar as crianças juntas que o aprendizado acontece naturalmente. Ao brincar junto, as crianças se divertem enquanto desenvolvem o pensamento, o corpo, a convivência em grupo, e, também, seu lado emocional e afetivo.

ARTIGO_Brincar_É_Simples

Brincar é tão importante que já foi tema de muitas pesquisas e estudos, como é o caso da pesquisa realizada em 2012 pelo Datafolha, a pedido da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com crianças entre quatro e dez anos de 131 municípios brasileiros. Os resultados mostram que o ato de brincar e estar com os amigos é motivo de felicidade para 96% das crianças. A pesquisa evidenciou, ainda, que as atividades que mais fazem a alegria dos pequenos são brincadeiras em grupo e ao ar livre, como correr e jogar bola.

A energia que as crianças transparecem quando brincam entre elas é o ponto principal da campanha “O Olhar da Brincadeira” da Passatempo. A ação mostra que é brincando junto que se aprende. Seja no parque, em casa ou na escola. E não precisa de muito, com poucos objetos e muita simplicidade é possível ter uma diversão completa. Tudo vale: brincar ao ar livre, jogos em grupo, brincar de faz de conta, o importante mesmo é a troca, a diversão e o olho no olho.

Então, que tal juntar a turminha para brincar?

Assista ao vídeo e inspire-se

Acesse o conteúdo original no Catraquinha