Artigos

Esses artigos são um oferecimento de Catraquinha

Você sabia que é possível fechar sua rua para as crianças brincarem livremente?

Você já imaginou a rua da sua casa cheia de crianças brincando, jogando bola, pulando corda e amarelinha em pleno domingo? Sim, isso é possível e já virou realidade em muitas cidades brasileiras! Trata-se do projeto ‘Ruas de Lazer’, uma alternativa fácil e barata que alimenta o espírito comunitário por meio das brincadeiras, e possibilita essa transformação do espaço, fechando as ruas para o trânsito aos domingos e feriados das 9h às 16h.

Por Catraquinha

A pesquisa “Mobilidade Urbana” feita anualmente pela ONG Rede Nossa São Paulo revelou em 2015 que 64% dos entrevistados é a favor da abertura de ruas e avenidas aos domingos para o lazer e deslocamento exclusivo de pedestres, ciclistas, skatistas e patinadores.

Que tal juntar a vizinhança e promover um final de semana com muita diversão no seu bairro? A Passatempo, em parceria com o Catraquinha, te mostrará o passo a passo de como transformar a sua rua num espaço de lazer.

ARTIGO_Como-Transformar_Sua_Rua

Se existe legislação na sua cidade:

  • - Escolha uma rua com pouco movimento em que não funcionem hospitais, cemitérios, linhas de ônibus, pontos de táxi, feiras ou qualquer tipo de comércio.
  • - Forme um conselho com dez moradores da rua. O conselho será responsável por cuidar da via e zelar pela sinalização (cavaletes) e materiais utilizados nas atividades;
  • - O Conselho deve entregar na Subprefeitura um abaixo-assinado de, no mínimo, 80% dos moradores da via escolhida.

Se não existe legislação na sua cidade:

  • - Procure um vereador ou a Prefeitura para propor a criação das Ruas de Lazer.
  • - Que tal convidar os vizinhos para transformar a sua rua em espaço de brincadeiras e diversão?

Acesse o conteúdo original no Catraquinha